Resumo
O livro 1808, de Laurentino Gomes, procura resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.
O livro 1822, de Laurentino Gomes, é resultado de três anos de pesquisas e composta por 22 capítulos intercalados com ilustrações de fatos e personagens da época. A obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, e 1834, ano da morte de D. Pedro I.
No livro 1889, Laurentino Gomes mostra como a Proclamação da República no Brasil era inevitável, especialmente depois que os militares, principal apoio da monarquia, se sentiram frustrados, mal recompensados e desprestigiados pelo governo.
Ficha Técnica do Livro
Editora: Globo Livros
Assunto: História do Brasil
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Sobre o Autor
Laurentino Gomes, nascido em Maringá, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração. Trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. Foi durante cerca de um ano jornalista também em Portugal, na revista Visão. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Laurentino Gomes foi galardoado com o Premio Jabuti, o mais prestigiado do Brasil, em duas categorias: Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção. A obra 1808 também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos do Brasil.
Minha Opinião
Para quem gosta de História Geral, como eu, essa é uma excelente trilogia. Possui diversas curiosidades e informações que não aprendemos na escola. Recomendo! Nota: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário