Resumo
A personagem central desta obra, uma mulher afegã, vela o marido - que vegeta em uma cama com uma bala alojada na cabeça. Os tempos são difíceis, na rua, os tanques e as Kalashnikov atiram sem cessar, a guerra civil impera às portas da casa onde a mulher espera por um milagre. Enquanto isso, lentamente, a mulher faz jorrar de dentro de si recordações há muito escondidas. Passa a narrar ao marido fatos que ele sempre ignorara. Como a syngué sabour da mitologia persa, a pedra negra que recebe dos peregrinos suas dores e lamentos, o homem prostrado ouve sua esposa. Ouve a confissão da mulher, que segreda-lhe tudo o que mantivera para si, soterrado sob uma espessa camada de tradição.
Ficha Técnica do Livro
Editora: Estação Liberdade
Assunto: Drama e Romance
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Ano de Lançamento: 2009
Número de páginas: 152
Sobre o Autor
Atik Rahimi nasceu em Cabul em 1962, de pai governador de província e mãe professora. Estudou no colégio francês e cursou letras na universidade da capital afegã, trabalhando em seguida como jornalista e frequentando a cena literária e artística local. Durante a guerra civil no início dos anos 80 deixou o país rumo ao Paquistão, em uma jornada a pé de oito dias em pleno inverno. Obteve estatuto de refugiado político na França, onde vive desde 1985. Doutorou-se em comunicação audiovisual na Sorbonne, e atualmente dirige e produz filmes documentários.
Minha Opinião
Para minha surpresa, este foi um dos livros mais agradáveis que já li. A história pode até ser meio entediante no começo do livro, mas vai por mim, leia até a ultima página, você ficará surpreso, tanto quanto eu, com o livro. Nota: 8,7
Filme
Ficha Técnica do Filme
Título no Brasil: A Pedra de Paciência
Título Original: Syngué Sabour, Pierre de Patience
País de Origem: Afeganistão / França / Alemanha / Reino Unido
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 2012
Estúdio/Distrib.: Imovision
Agora é a Sua Vez! Avalie o Livro. Dê a Sua Opinião...
Nenhum comentário:
Postar um comentário