O que é o Prêmio Anonymous de Literatura?
O Prêmio Anonymous de Literatura é uma premiação (que provavelmente farei a cada dois anos) dada aos livros que li. Serão premiados tantos os melhores como os piores nas mais diversas categorias. Entretanto, antes disso, gostaria de mostrar a premiação, sim, a premiação, pois toda disputa tem uma premiação, não é verdade?
Os vencedores receberão um Selo de Premiação Anonymous, assim todos saberão que aquele livro foi premiado pelo Blog. (Postarei junto com o subtítulo “Minha Opinião” no post do livro vencedor).
Selo do Prêmio Anonymous de Literatura
Obs: Nem todas as Categorias receberão o Selo de Premiação, pois algumas categorias são apenas "figurativas", ok?
Então... Vamos começar?
OS MELHORES E PIORES
Melhor Livro
Esse foi fácil escolher. Desde que li o primeiro livro do autor (A Batalha do Apocalipse) virei fã. Estou falando do livro Herdeiros de Atlântida - Eduardo Spohr, 1° livro da Trilogia Filhos do Éden... Livro com muita ação, suspense, romance, drama, enfim, sem palavras para descrevê-lo. Para mim, desbanca muito outros autores de renome. Não gostei muito da continuação da Trilogia, mas esse livro, Herdeiros de Atlântida, me surpreendeu... Prêmio Mais que Merecido!
Pior Livro
Creio que nessa categoria nenhum livro gostaria de estar, mas fazer o que? O Prêmio vai para o único livro que não consegui terminar de ler (mal passei da metade, para falar a verdade), estou falando do livro Grande Sertão - Veredas - João Guimarães Rosa . Apesar de ser um clássico, achei um tédio ficar lendo (Talvez porque eu mal entendia o que estava escrito. Vai ver me falte mais conhecimento para lê-lo :/ ).
Melhor Capa / Contracapa
Escolher um livro para essa categoria foi difícil, devido a muitas boas opções, mas vou ficar com o livro Dead Island - Mark Morris. Não sei se já comentei, mas sou fã de Zumbis (gosto de filmes, séries, livros, etc). Então, aos que não concordam peço desculpas, mas não tem como olhar para a capa desse livro e não querer comprá-lo.
Pior Capa / Contracapa
Vou ficar com o livro Discurso do Método - René Descartes. Não consigo imaginar alguém sendo atraído para ler esse livro com uma capa dessas.
Título mais Criativo
É muito difícil escolher quando se tem várias opções, não acham? Vou ficar com o livro, ou melhor, com a Trilogia O Século - Ken Follett. Não sei, mas após ler a trilogia e olhando o título com mais “carinho” vemos significados interligados (não adianta, só quem leu a trilogia irá entender).
Título menos Criativo
Vou ficar com o livro Os Elefantes não Esquecem - Agatha Christie... Achei pouco criativo ou, quem sabe, foi muito criativo mas eu que não vejo isso.
Melhor Livro Best-Seller
Não gostaria de premiar apenas um livro, mas sim a autora de vários Best-Sellers da Ficção Policial (não é atoa que é chamada de Rainha do Crime)... Estou falando da autora Agatha Christie. Mais que Merecido, não acham?
Melhor Livro Clássico
Infelizmente, não li nenhum livro que se enquadre nessa categoria.
Livro OMG! (Surpresa)
Sem dúvidas foi o livro E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos) - Agatha Christie. Só quem leu irá entender. ;)
Livro AFF! (Decepção)
Aos fãs de Stephen King, eu peço desculpas, mas o livro Sob a Redoma me decepcionou muito. Não é possível que vocês leem aquele final de enredo e falem que valeu a pena ler tudo (só para complementar: o livro têm mais de 900 páginas). O que mais me deixou chateado foi que o autor criou todo um enredo que, na minha visão, se poderia fazer um dos melhores livros da atualidade, mas, infelizmente, ele preferiu fazer aquilo. Decepção Total!
Livro LOL! (Engraçado)
Não que seja um livro de comédia (e na verdade nem tem muita comédia), mas dentre as opções foi o mais LOL. O Prêmio vai para o livro Erros Clericais - Alan Isler.
Livro com a Melhor Adaptação Cinematográfica
Infelizmente, não li nenhum livro que se enquadre nessa categoria.
Livro com a Pior Adaptação Cinematográfica
Para quem não sabe, o livro Sob a Redoma - Stephen King, virou uma Série de Televisão em 2013, e acredito que merece esse Prêmio tanto pela mudança completa da narrativa do livro (se melhorasse eu não falaria nada, mas, infelizmente, ficou com o mesmo gosto de decepção que tive do livro) quanto pela má escolha dos atores (um pior que o outro).
EMOÇÕES & SENSAÇÕES
Livro que Fiquei mais Curioso para Lê-lo
Bom, além dos livros do meu autor favorito (Eduardo Spohr), os livros Arquivos Serial Killers - Ilana Casoy também me deixaram com aquela curiosidade, creio que merece esse Prêmio.
Livro que Sentirei Saudade
Sem nenhuma dúvida, o livro que mais sentirei saudade será o livro E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos) - Agatha Christie. A Rainha do Crime escreveu com maestria esse livro. Para mim, é o melhor livro da autora e está entre os melhores que já li. Recomendo a todos, não irão se decepcionar. Acreditem!!
Livro que Merece Continuação
Não irei indicar um livro, mas um autor, para que continue escrevendo muito livros (Já sabem de quem estou falando, não é?). Eduardo Spohr, por favor, continue escrevendo.
Livro que Não Merece Continuação
Por favor, parem de publicar os livros da Série Assassin's Creed - Oliver Bowden. Não consigo ver um livro sem um bom enredo (sem enredo nenhum, para falar a verdade) sendo publicado um após o outro sem parar. STOP!
Frase do Ano
Vou ficar com a frase do livro Hora Zero - Agatha Christie:
"É isto! Quando se lê o relato de um assassinato... digamos, uma história de ficção baseada num assassinato... normalmente começa-se pelo crime em si. Mas está tudo errado. O assassinato começa muito tempo antes. O crime é o ponto culminante de várias circunstâncias distintas, todas elas convergindo para um determinado momento e para um determinado lugar. As pessoas são reunidas, vindas de diferentes partes do mundo e por razões inesperadas... O assassinato em si é o final da história. É a Hora Zero!" - Cap. A hora zero p. 218
OS "MAIS"
A Leitura Mais Difícil
Como eu disse, nem consegui terminar de ler. O Prêmio vai para o livro Grande Sertão - Veredas - João Guimarães Rosa.
A Leitura Mais Tranquila
Um livro razoável e bem tranquilo de ler, até porque tem pouquíssimos personagens. O Prêmio vai para o livro Erros Clericais - Alan Isler.
O Livro que Li Mais Rápido
Levei menos de 30 minutos... O Prêmio vai para o livro Os 31 Princípios Revelados - Thiago Duarteh
O Livro que Mais Demorei a Ler
Tirando o livro Grande Sertão - Veredas - João Guimarães Rosa que nem cheguei a terminar de ler, o livro Os Sonhos Não Envelhecem - Histórias do Clube de Esquina - Márcio Borges foi o que mais demorei a ler, tanto pela história cansativa quanto pelos inúmeros personagens.
PARA FINALIZAR
Enfim, é isso, espero que tenham gostado. Se quiserem comentar, criticar, elogiar, dar sugestões e etc, o espaço é aberto.
Como eu disse, provavelmente farei uma premiação a cada dois anos... Esse foi apenas o primeiro, certamente o próximo será melhor e com mais categorias também. Aguardem!
Observação Pessoal: Saibam que é muito difícil escolher apenas um livro quando se tem várias opções.
Ah, prometo que tentarei ler mais livros... Até a próxima leitura!
ANEXO
Bom, como tive essa ideia a pouco tempo, e não queria deixar bons livros (e livros ruins!) que li antes de 2014/2015 sem a devida premiação, resolvi fazer uma resumida premiação para eles, ok?
Logo abaixo estão os livros premiados, abrangendo os livros lidos em 2012 e 2013 (para quem não sabe, foi em 2012 que criei esse blog). Não irei comentar cada resultado, pois creio que esse post ficará muito longo e não é essa a intenção, ok?
Então, vamos ver os Livros Premiados de 2012/2013?
OS MELHORES E PIORES
Melhor Livro - A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo - Eduardo Spohr (Autor Favorito :P)
Pior Livro - Tropical Sol da Liberdade - Ana Maria Machado
Melhor Capa / Contracapa - God Of War - A Historia Oficial Que Deu Origem Ao Jogo - Robert E. Vardeman e Matthew Stover
Pior Capa / Contracapa - Tropical Sol da Liberdade - Ana Maria Machado
Título mais Criativo - Fortaleza Digital - Dan Brown
Título menos Criativo - Quase Memória - Carlos Heitor Cony
Melhor Best-Seller - Anjos e Demônios - Dan Brown
Melhor Clássico - Capitães da Areia - Jorge Amado
Livro OMG! (Surpresa) - Anjos e Demônios - Dan Brown
Livro AFF! (Decepção) - Trilogia Jogos Vorazes (Jogos Vorazes / Em Chamas / A Esperança) - Suzanne Collins
Livro LOL! (Engraçado) - Trem-Bala - Martha Medeiros
Livro com a Melhor Adaptação Cinematográfica - Conquistando o Inimigo - John Carlin
Livro com a Pior Adaptação Cinematográfica - Série - Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan
EMOÇÕES & SENSAÇÕES
Livro que Fiquei mais Curioso para Lê-lo - Fahrenheit 451- Ray Bradbury
Livro que Sentirei Saudade – Livros do Dan Brown
Livro que Merece Continuação - Livros do Dan Brown
Livro que Não Merece Continuação - Série - Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan
OS "MAIS"
A Leitura Mais Difícil - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
A Leitura Mais Tranquila - Adolescentes S/A - Ciro Sanches Zibordi
O Livro que Li Mais Rápido - Ponto de Impacto - Dan Brown
O Livro que Mais Demorei a Ler - O Albatroz Azul - João Ubaldo Rideiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário