Prêmio Anonymous de Literatura - 2018/2019

Olá meu amigos, chegou o momento que tanto esperávamos, chegamos a mais um o Prêmio Anonymous de Literatura... Uhuuu!... Para quem não conhece ainda, essa é uma premiação que a cada dois anos são condecorados tantos os melhores como os piores livros que li. Mas antes disso gostaria de mostrar a premiação:

Os vencedores receberão um Selo de Premiação Anonymous, assim todos saberão que aquele livro foi premiado pelo Blog. (Postarei junto com o subtítulo “Minha Opinião” no post do livro vencedor).
Prêmio Anonymous de Literatura - 2018/2019
Selo do Prêmio Anonymous de Literatura
Obs: Nem todas as Categorias receberão o Selo de Premiação, pois algumas categorias são apenas "figurativas", ok?

Antes de começar, vamos ver algumas curiosidades?


CURIOSIDADES

Total de Livros Lidos


92 livros


Autor(a) Mais Lido(a)


1° - Agatha Christie (7 livros)

2° - Stephen King (5 livros)
2° - Rodrigo de Oliveira (5 livros)
3° - Edir Macedo (4 livros)

Editora Mais Lida


1° - Intrínseca (8 livros)

2° - Arqueiro (6 livros)
3° - Record (5 livros)
3° - Galera Record (5 livros)
3° - Unipro (5 livros)
3° - Novo Século (5 livros)
3° - Faro Editorial (5 livros)

O Assunto Mais Lido


1° - Religião (16 livros)
2° - Aventura / Ação (14 livros)
3° - Terror / Suspense (13 livros)

O Livro com Mais Personagens


As Crônicas dos Mortos - Rodrigo de OliveiraO Último Santo - Rafael Padilha - Não contabilizei exatamente o número de personagens, mas eram muitos mesmo!!!


*Não levei em conta os livros de História Geral e Biografias.

O Livro com Menos Personagens


Misery - Louca Obsessão - Stephen King - 2 personagens


O Livro com Mais Páginas


O Livro com Menos Páginas


Dízimo - Os Primeiros Frutos - Edir Macedo - 49 páginas


Livros que não Consegui Terminar de Ler


Os Pássaros - Frank Baker - Fui assaltado e levaram o livro :(



Sem mais Enrolação... Vamos as Premiações!

OS MELHORES E PIORES

Melhor Livro


O prêmio vai para o terror psicológico Misery - Louca Obsessão - Stephen King. Simplesmente é o livro mais angustiante e claustrofóbico que já li. Foi um dos primeiros livros que "li" em audiobook e digo: valeu muito a pena! Com uma narração bem feita, de preferência não robotizada, essa obra fica ainda mais tensa. Super-recomendo!!


Pior Livro


O premiado é o livro A Guimba - Will Self. Creio que criei altas doses de expectativa sobre esse livro e, infelizmente, não fui correspondido pelo autor. É um livro que pouco agrega em seu enredo, com uma narrativa arrastada e com ambientes e personagens enfadonhos.

*Não levei em conta o(s) livro(s) que não consegui terminar de ler.

Melhor Capa / Contracapa


Além do ótimo enredo, Battle Royale - Koushun Takami possui uma capa com detalhes em alto relevo linda e muito chamativa (foi ela que chamou minha atenção na livraria). Prêmio mais que merecido!

*Levei em conta apenas a estética do livro, não a qualidade do material.

Pior Capa / Contracapa


Enredo ruim e capa ridícula. O prêmio vai mais uma vez para A Guimba - Will Self. Estou com razão ou não? :/

Título mais Criativo


A explicação para dar o prêmio para o livro Cuco - Julia Crouch está na própria contracapa do livro, vejam só: "Cuco é um pássaro que rouba outros ninhos.". Agora assimile isso com o enredo e você terá em mãos um criativo título de livro.


Título menos Criativo


O prêmio vai para o livro Fique onde Está e então Corra - John Boyne, não vi nenhuma referência com o enredo do livro ou algo similar. Se teve, passou despercebido!

Melhor Best-Seller


O premiado é o best-seller japonês Battle Royale - Koushun Takami. Apesar dos inúmeros personagens com nomes pouco habituais para nossa cultura (nomes japoneses!), é uma livro que te prende na leitura do começo ao fim. Com uma narrativa bem fluída e um ótimo  desfecho, o autor nos premia com essa excelente obra. Recomendo!

Pior Best-Seller


Infelizmente, não li nenhum livro que se enquadre nessa categoria.

*Não levei em conta o(s) livro(s) que não consegui terminar de ler.

Melhor Clássico


Não teve nenhum livro que se sobressaiu para ser condecorado nessa categoria, mas o livro Carrie, A Estranha - Stephen King foi o que mais se aproximou de uma possível premiação, uma vez que possui uma narrativa muito bem trabalhada e desenvolvida. Pena que não foi um livro que me cativou. Talvez por já ter visto o filme inúmeras vezes perdi um pouco da atração pelo livro :/

Pior Clássico


Com um enredo que pouco empolga e personagens e ambientes futurísticos enfadonhos, o prêmio vai para o distópico Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley. Resumindo, é um livro decepcionante!

*Não levei em conta o(s) livro(s) que não consegui terminar de ler.

Melhor Série / Trilogia


O prêmio vai para a Trilogia Segunda Guerra Mundial - Cornelius Ryan. Sem medo de errar, digo que essa trilogia é a melhor que li até o momento. Possui uma narrativa jornalística romanceada muito bem escrita e envolvente. Leitura obrigatória para os amantes de História Geral!

Pior Série / Trilogia


Apesar da distópica Série O Doador - Lois Lowry ter como base um intrigante enredo, possui uma narrativa cansativa e desinteressante, cujo personagens e ambientes pouco convencem. E prefiro nem falar do desfecho lamentável... Obs: não consegui sair do primeiro livro! :/

*Não levei em conta o(s) livro(s) que não consegui terminar de ler.

Livro OMG! (Surpresa)


Sem dúvida Misery - Louca Obsessão - Stephen King deve ser agraciado com esse prêmio. Foi um livro que, apesar de pouco lhe dar crédito, acabou me surpreendendo espantosamente.

Livro AFF! (Decepção)


O prêmio vai para Perdido em Marte - Andy Weir, uma vez que criei grandes expectativas neste livro que, infelizmente, não foram correspondidas.


Livro LOL! (Engraçado)


O prêmio vai para o leve, divertido e cativante O Substituto - David Nicholls. Admito que, depois de ter lido o livro "Um Dia" (do mesmo autor), achei que dificilmente o mesmo iria conseguir me surpreender novamente. Felizmente, estava enganado. De forma magistral, o autor nos gratifica com mais uma obra que nos deixa sem palavras. Prêmio mais que merecido! #vireifã :)

Livro com a Melhor Adaptação Cinematográfica


Não poderia deixar de fora dessa premiação o clássico O Exorcista - William Peter Blatty. Um filme que ficou marcado na memória de muitos... Só quem, na infância, viu-o sabe dos terrores noturnos que o mesmo nos proporcionava kkkk.

Livro com a Pior Adaptação Cinematográfica


Tanto o livro quanto o filme da Série O Doador - Lois Lowry me decepcionaram. Não recomendo nenhum dos dois.


PERSONAGENS FAVORITOS


Já aviso que provavelmente você encontrará alguns pequenos spoilers abaixo, nada que vá prejudicar a sua sua leitura (pelo menos fiz o melhor que pude), mas se não quer saber nada de nenhum dos livros que estão concorrendo a esses prêmios sugiro que apenas leia a categoria e o vencedor ou apenas pule essa parte, ok? 

Melhor Personagem Principal


O prêmio vai para todos personagens, principalmente o protagonista Stephen C. Mc.Queen, do cômico livro O Substituto - David Nicholls. Como já disse, virei fã do autor. :)

Pior Personagem Principal


Infelizmente, o prêmio vai para todos os personagens do livro À Procura de Sana - Richard Zimler. Vale destacar que o enredo não ajudou muito.

Melhor Casal


Um casal que me surpreendeu foi Ivan e Estela da 
As Crônicas dos Mortos - Rodrigo de Oliveira. Muito unidos e apaixonados mesmo entre inúmeros mortos-vivos. Um amor admirável!

Pior Casal


Sem dúvidas, o triângulo infantil amoroso da Série Instrumentos Mortais - Cassandra Clare foi o pior. Odeio triângulos amorosos quando leio um livro, mas o dessa obra foi de dar nojo. Quase larguei a série por causa dos personagens (...além do fraco enredo).


Best Friends 


Infelizmente, não li nenhum livro que se enquadre nessa categoria.

Personagem com o Nome mais Estranho


O prêmio vai para os mais de 30 nomes japoneses de Battle Royale - Koushun Takami. Apesar de ser uma excelente obra, os nomes foi um grande entrave que tive que driblar durante toda narrativa.


O Herói Literário


O prêmio vai para Ivan e Estela da As Crônicas dos Mortos - Rodrigo de Oliveira. O casal salvou inúmeras pessoas de um apocalipse zumbi. Mais que merecido, não?

O Vilão Literário


A vilã Annie Wilkes de Misery - Louca Obsessão - Stephen King certamente ficará em minha memória durante muitos anos. Só quem leu sabe do que eu estou falando! :P

EMOÇÕES & SENSAÇÕES


Livro que Fiquei mais Curioso para Lê-lo


Sem dúvidas foi o livro O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick. Leia só o enredo desta obra... vai dizer que não desperta curiosidades em qualquer um que o leia?


Livro que Sentirei Saudade


O livro O Substituto - David Nicholls é um dos que mais sentirei saudades. Por isso o deixei guardado na estante dos livros especiais. Sei que todo leitor tem esse lugarzinho em sua casa. :)


Livro que Merece Continuação


Quem dera tivesse a continuação da Trilogia Segunda Guerra Mundial - Cornelius Ryan. Seria um dos primeiros a comprar. :P

Frase mais Chocante


O livro Eva - William P. Young tem uma frase bem interessante, veja só:

"Palavras como Deus e acreditar muitas vezes são desprovidas de sentido. Eu não acredito em Deus. Eu conheço Deus! E, quando você conhece alguém, acreditar deixa de ser relevante." - Cap. 6 p. 68

Erro de Digitação do Ano


O livro Um Corpo na Biblioteca - Agatha Christie tem inúmeros erros. Principalmente a troca do "é" pelo "e". A exemplo, olha só esse erro que encontrei:


"E isso leva diretamente à única pessoa que de vi a estar envolvida." - Cap. 18 p. 175

OS "MAIS"

A Leitura Mais Difícil


Com uma linguagem bem complicada de ser assimilada, o prêmio vai para O Mundo Alucinante - Reinaldo Arenas.


*Não levei em conta o(s) livro(s) que não consegui terminar de ler.

A Leitura Mais Fácil


Uma leitura simples e sem complicações, o prêmio vai para Dízimo - Os Primeiros Frutos - Edir Macedo

O Livro que Li Mais Rápido


Como disse, Dízimo - Os Primeiros Frutos - Edir Macedo foi uma leitura bem tranquila e, por ser um livro informativo bem raso em seus argumentos, foi bem rápido também.

O Livro que Mais Demorei para Ler


Bom, demorei a ler o livro Cuco - Julia Crouch pois o peguei em uma época que fiquei bem doente durante um bom tempo, sem falar que é um livro relativamente grande também, não é verdade?

PARA FINALIZAR


Enfim, é isso, espero que tenham gostado. Se quiserem comentar, criticar, elogiar, dar sugestões e etc, o espaço é aberto.

Como eu disse, a cada dois anos temos uma premiação, sendo esta apenas a terceira, e certamente a próxima será melhor. Aguardem e até a próxima leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário