O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Ficha Técnica do Livro
Editora: Agir
Assunto: Humor
Altura: 21 cm
Largura: 13,5 cm
Ano de Lançamento: 2005
Número de páginas: 192
Sobre o Autor
Professor, dramaturgo e romancista, Ariano Suassuna nasceu no ano de 1927 em Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa, Paraíba). Membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, lançado no Recife em 1970 com o objetivo de, nas palavras do próprio autor, "realizar uma arte erudita brasileira a partir das raízes populares da nossa cultura". Autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Ariano morreu no dia 23 de julho de 2014, no Recife, vítima de um AVC.
Minha Opinião
Livro com uma narrativa simples e muito divertida. Não chega a despertar nossa admiração como a versão cinematográfica, mas é um livro que vale a sua leitura. Nota: 8,6
Filme
Ficha Técnica do Filme
Título no Brasil: O Auto da Compadecida
Título Original: O Auto da Compadecida
País de Origem: Brasil
Gênero: Aventura / Comédia
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento: 2000
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Entrevista
Agora é a Sua Vez! Avalie o Livro. Dê a Sua Opinião...
Nenhum comentário:
Postar um comentário